Oito dúvidas sobre aprender a tocar guitarra (e dicas da nossa comunidade!)

04/08/2016

Aprender a tocar um instrumento musical, assim como todo hobby, requer paciência, disciplina e frequência. Se você está lendo essa matéria, provavelmente pensa em tocar algum instrumento ou voltar a tocar e, claro, o assunto rende muitas dúvidas e questionamentos.

Para facilitar sua decisão, nós da Fender® Brasil inspirados pela matéria da Fender®, respondemos oito dúvidas sobre aprender a tocar um instrumento musical. Confira a seguir:

1 ) Sou muito velho pra começar?

Não! E vamos deixar uma coisa bem clara: você nunca será muito velho pra começar a tocar. Não há restrição de idade pra iniciar um novo hobby - pelo contrário! Segundo pesquisa publicada em 2012 pelo Journal of Neuroscience, tocar um instrumento musical proporciona conexões neurológicas novas e, para pessoas mais velhas, melhora a memória, a concentração e a capacidade de resolver problemas de maneira mais criativa - além de ser uma ótima maneira de desestressar, claro! Nós já falamos sobre isso por aqui, inclusive.

O Tiago Lourenço, que curte nossa página no Facebook, está nessa situação: aos 34 anos, depois de criar três filhos, quer voltar ao sonho de saber tocar guitarra. E quem disse que é tarde demais?

2) Ok... e qual é o primeiro passo?

A primeira coisa a se definir é: qual instrumento você quer tocar? Seu orçamento permite que você pague aulas em uma escola de música ou com um professor particular? Ótimo! Existem ótimos profissionais no mercado brasileiro e certamente um deles vai te agradar. Além da opção de aulas presenciais, muitos professores têm dado aulas online, através do Skype, por um preço muito mais convidativo. Pesquise, se informe, veja vídeos no YouTube... nada mais motivador que pesquisar e entender um novo assunto/hobby!

3) Pra começar: melhor violão ou guitarra?

Tudo depende da sua preferência pessoal e do estilo de música que você deseja aprender a tocar. Tanto a guitarra quanto o violão possuem vantagens exclusivas.

A guitarra tem cordas mais finas e por isso é uma boa opção para iniciantes uma vez que dependem menos da força dos dedos e das mãos.

Aprender a tocar num violão, por outro lado, é um investimento menor pois, em um primeiro momento, não requer acessórios como cabo e amplificador. Ele também facilita uma futura transição para a guitarra, uma vez que os dedos já estarão mais calejados.

4) Qual modelo escolher?

Quais bandas ou artistas são suas referências musicais? Você gosta de ouvir músicas de quais épocas? Essas perguntas já podem ser meio caminho andado para a definição das configurações ideais do seu primeiro instrumento. Além do formato do corpo, cor do instrumento e do braço e características estéticas, há também a questão da captação: você prefere um som mais encorpado (captação humbucker) ou mais brilhante (captação single)? Prefere Stratocaster®, Telecaster®, Jaguar® ou Mustang®?

Experimente coletar informações sobre o assunto na internet e procurar uma loja de instrumentos musicais na sua cidade que seja revenda Fender®. Lá você poderá ver, testar e tocar diversos instrumentos, além de poder trocar ideias com vendedores especializados que poderão de ajudar de maneira mais técnica.

Além disso, hoje, através da internet, é possível trocar ideias com músicos de outros estados - até de outros países! - sobre o assunto. Existem diversos fóruns no Facebook como Guitarristas Brasileiros, Clube do Baixista e Iniciantes de Violão, por exemplo.

Independente da sua escolha, a Fender® possui modelos para os mais variados estilos e preferências...


Uma variedade de guitarras Fender®: qual delas você gosta mais?

5) Preciso de outros equipamentos para começar?

Os equipamentos certos podem fazer toda a diferença na melhoria da sua técnica e do seu som. A medida que você for evoluindo como aluno, pode entrar no magnífico mundo dos pedais e efeitos. Mas, pra começar, você vai precisar de: palhetas, correia, cabo, amplificador e afinador.

6) Os meus dedos vão doer?

Provavelmente sim. Mas não desanime! Toda nova atividade requer um período de adaptação que é crucial para a evolução e desenvolvimento da técnica. Esse incômodo é de curta duração, principalmente se você continuar praticando regularmente.

Para ajudar nesse processo, você pode usar cordas mais finas, que dependem menos do atrito com o dedo para produzir o som.

O importante nesse caso é manter frequência!

7) Como posso aproveitar melhor meu tempo de estudo?

Praticando! Quanto mais tempo você passar estudando, melhor será o seu desempenho. A prática regular é fundamental para melhorar sua capacidade de tocar guitarra. E, pra isso, é necessário ter uma prática adequada: um local tranquilo de estudo, com acesso à internet (caso você tenha dúvida), uma cadeira confortável e, principalmente, boa postura das costas, dos braços e das mãos. É importante, sempre que possível, verificar se você não está tencionando demais os pulsos e os dedos, pra evitar possíveis lesões. Faça um alongamento rápido antes de começar!

Lembre-se também de fazer pausas de vez em quando: a qualidade é melhor que a quantidade. Uma pausa depois de algum tempo pode refrescar sua memória, descansar sua audição e te dar mais ânimo pra continuar.

8) Qual o principal erro de um iniciante?

Habilidade e técnica não são características instantâneas. Muito provavelmente durante seu primeiro mês você não saberá tocar Sultans of Swing do Dire Straits, mas saiba que a prática leva a perfeição. Muitos iniciantes acabam desistindo nos primeiros meses por frustração; mal sabem eles que, se tivessem insistido um pouco mais, hoje já estariam tocando bem melhor!

Tocar um instrumento é uma experiência de aprendizagem gradual. Exige paciência, tempo, disciplina, comprometimento e, claro, muita paixão!

Mais do que tudo isso, a maior dica que podemos dar é: deixe sua paixão te levar. Aprenda no seu próprio ritmo. Curta o processo. Acima de tudo: DIVIRTA-SE!

E conte com a nossa tradição para te guiar pela experiência...

Algumas dicas dos músicos da comunidade Fender Brasil®:

Perguntamos para a comunidade Fender Brasil® no Facebook quais são as dicas que eles dariam para as pessoas que desejam aprender a tocar um instrumento. Aqui seguem as dicas que selecionamos:

Renato Vaz Curvo: "Compre e faça aquilo que você goste e se sinta mais confortável. Não há idade que impeça você de aprender a tocar instrumento, o que o impede é ficar gastando tempo pensando se vai querer aprender ou não. É a melhor receita".

Lucas Pedro: "A mais importante de todas: Jamais desista! porque uma hora o desânimo bate e se não estiver preparado... você desiste do que queria, procure guitarristas que te inspiram, eles vão te motivar a estudar por prazer e vão ser um referencial importante, por exemplo. A cada aula de guitarra estou um degrau acima de me tornar como meu guitarrista favorito e nunca ache que aprendeu tudo, porque se acha, você se torna um guitarrista limitado e na música nunca se tem um fim".

Paulo Silvestre Mendes Diniz: Um conselho? Seja feliz com sua música. Só isso.

Márcio Flores: Independente do instrumento escolhido, escute os outros também. Independente do estilo escolhido, estude teoria musical. E o principal, independente do obstáculo, não desista!

Ruy Domingues: Tenha boas referências e não tenha preconceitos musicais: escute bons guitarristas dos mais variados gêneros possíveis.

Eduardo Pereira: Dúvidas? Teste, experimente, "desexperimente", som limpo, som sujo, barulho x silêncio, milhões de notas, um riff simples... Música são infinitas possibilidades dentro de um universo imenso.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, amplificadores, baixos, violões, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias