Conheça a Telecaster® Rosewood de George Harrison.

27/07/2016


George Harrison (Foto: Reprodução)

Na história da música existem pessoas e bandas que marcaram épocas e outras que, devido à influência e tamanho da sua obra, tornam-se imortais. Esse é o caso dos Beatles e de George Harrison.

Para celebrar a vida e obra de Harrison, a Fender®, orgulhosamente, lança este ano a Telecaster® Custom Shop George Harrison: uma reedição da icônica guitarra criada pela Fender® em 1969 especialmente para o guitarrista.

Telecaster Rosewood de George Harrison:

Dessa vez, foram feitas cem unidades para todo o mundo. Para que as cópias sejam idênticas a original, a Fender® pediu à Dhani Harrison, seu filho único e proprietário de todos os instrumentos do pai, que ele emprestasse a Telecaster® Rosewood original para que o masterbuilder Paul Waller e sua equipe pudessem examiná-la a fim de criar as cópias exatamente iguais às configurações e detalhes da autêntica.


O masterbuilderda Fender®, Paul Waller (Foto: Fender®)

Além disso, todos os captadores das cem guitarras passaram pelas mãos de Abgail Ybarra, funcionária icônica da Fender® conhecida como "rainha dos captadores". O projeto da guitarra de George Harrison foi tão importante para a Fender® que Abgail, já aposentada, voltou à ativa somente para produzir os captadores da série.

Caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre a importância de Abgail Ybarra para a história da Fender® e dos instrumentos musicais, o site Troca o Disco fez uma ótima matéria sobre o assunto. Você pode conferir clicando aqui.


Abgail Ybarra, a rainha dos captadores (Foto: Troca o Disco)

A história por trás da criação da guitarra original

A guitarra de George Harrison nasceu da ideia da Fender® criar um instrumento feito inteiramente em rosewood maciço, em 1968. Da ideia surgiram duas guitarras e dois destinos: uma Stratocaster® que foi para Jimi Hendrix e uma Telecaster® que foi para George Harrison num período em que os dois músicos estavam no auge da fama.

Philip Kubicki, até então luthier da Fender®, foi responsável por construir esses instrumentos e contou com detalhes sua fabricação: "Fizemos quatro instrumentos: duas Teles e duas Stratos e as melhores seriam enviadas aos músicos. Passei horas lixando os corpos até a perfeição. Uma fina camada de poliuretano foi aplicada em cada instrumento. A guitarra deveria ter um acetinado especial e, para tanto, o corpo e o braço do instrumento foram lixados novamente com lixa de areia de número 500, acompanhando os veios da madeira, até que essas superfícies ficassem absolutamente lisas. Em seguida, ela foi polida pacientemente com tecido muito fino, até ganhar brilho. A guitarra foi checada e rechecada, colocada em um estojo preto e encaminhada para o departamento de marketing da Fender®, recebendo o número de série 235594. Nunca mais vi o instrumento, pelo menos pessoalmente", finaliza Kubicki.

Uma outra curiosidade sobre a guitarra original: para ir até Londres de encontro com Harrison, a guitarra viajou de avião ocupando uma poltrona - como se fosse um passageiro - ao lado de um funcionário da Fender® designado especialmente para essa função. A guitarra foi entregue a George Harrison em Janeiro de 1969.


Harrison e sua Telecaster® (Foto: Reprodução)

George Harrison usou a Telecaster® Rosewood na gravação do álbum Let it Be e no último show dos Beatles, em Londres, no teto da Apple em 1969.


A Telecaster® em ação durante o último show dos Beatles, em 1969 (Foto: Reprodução)

Beatles - Don't Let me Down:

A guitarra foi dada de presente tempos depois à Delaney Bramlett, guitarrista da banda Delaney & Bonnie And Friends.


Delaney Bramlett com a Telecaster® (Foto: Reprodução)

Após a morte de Harrison, em 2001, um grupo de amigos comprou a Telecaster® de Bramlett por aproximadamente 500 mil dólares e a deu de presente para Olivia Harrison, viúva do guitarrista. A guitarra, desde então, faz parte do acervo pessoal de Dhani Harrison, filho do casal que emprestou a guitarra à Fender® para este projeto.


Dhani Harrison (Foto: Reprodução)

A boa notícia é que uma das cem guitarras virá para o Brasil e estará exposta no nosso stand da Expo Music esse ano. Lá você vai poder conferir de perto os detalhes da guitarra, além de tirar fotos. Aguarde mais informações!

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, amplificadores, baixos, violões, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

Fender® IEM: por que usar? Conheça todos o modelos
28/06/2017

Fender® IEM: os monitores In-Ear profissionais e a sua importância.
20/06/2017

10 momentos icônicos da Stratocaster®.
17/05/2017

+ notícias