Fender® Mustang®: acessível, confortável, leve e de fácil tocabilidade.

07/08/2015

No verão de 1956, a Fender® lançou dois modelos de guitarras voltadas para o público estudante, a Musicmaster® e a Duo-Sonic®.

Eram guitarras com a escala mais curta, com 22,5" (571,5 mm) com 21 trastes, braço em 1 peça de maple, escudo anodizado, ponte fixa e controles de master volume e master tone.

A Musicmaster® era equipada com um captador single coil enquanto a Duo-Sonic® com dois captadores.

Em agosto de 1964 a Fender® lançou a guitarra Mustang®, modelo baseado na Duo-Sonic®, mas com algumas modificações, as principais inovações foram:

  • Nova ponte Dinamic Vibrato;
  • Escala com 24"(609,6 mm) em rosewood com 22 trastes;
  • Duas chaves para os captadores com as funções ON / OFF / Inversão de fase;
  • Headstock menor.

Por se tratar de um instrumento de baixo custo, confortável, leve e de fácil tocabilidade, a Mustang® foi adotada por muitos guitarristas desde o seu lançamento.

A Mustang® teve sua produção nos EUA até o ano de 1982 e em 1984 teve uma pequena produção comemorativa batizada de 20th Anniversary of the Mustang, esses instrumentos foram todos enviados para uma rede de lojas do Japão (Yamano Music Store).

Em 1990, com a explosão do Grunge, a volta do Punk Rock, e principalmente o fato de Kurt Cobain aparecer no vídeo clipe da música "Smells Like Teen Spirit" empunhando uma guitarra Mustang®, a Fender® retomou a produção do modelo Mustang® somente na fábrica do Japão.

Nos anos 2000 a Fender® começou a lançar outros modelos dentro da plataforma Mustang®.

Em 2011 a Fender® lançou o modelo Mustang® Special, dentro da linha Pawn Shop, com dois captadores humbucking e ponte hard tail de Stratocaster®.

Em 2012 foi anunciado o modelo assinatura de Kurt Cobain, baseda no modelo que Kurt usou durante a turnê do álbum "In Útero", o modelo era equipado com um captador Seymour Duncan JB na ponte e um captador single coil no braço.

Ainda em 2012 a Fender® lança a Squier® Mustang® dentro da linha Vintage Modified seguindo as mesmas especificações do modelo original.

Em 2013 a Fender® introduz o modelo American Special Mustang®, essa foi a primeira produção de Mustang® nos EUA desde que o modelo foi descontinuado em 1982.

Segue abaixo alguns dos principais guitarristas usam ou usaram o modelo Mustang®:

  • Adrian Belew;
  • Kurt Cobain (Nirvana);
  • Rob Buck (10,000 Maniacs);
  • David Byrne (Talking Heads);
  • Graham Coxon (Blur);
  • John Fogerty (Creedence Clearwater Revival);
  • PJ Harvey;
  • Kelly Jones (Stereophonics);
  • Alan Lancaster (Status Quo);
  • Magic Slim;
  • John McLaughlin;
  • Thurston Moore (Sonic Youth);
  • Buzz Osborne (The Melvins);
  • Liz Phair;
  • Lee Ranaldo (Sonic Youth);

Legislação:
É importante ressaltar que o nome Mustang® e seu projeto e design do "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) são marcas de propriedade intelectual da Fender®, com suas respectivas patentes registradas no Brasil no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para domínio e uso exclusivo em território brasileiro pela Fender®, Pride Music® e revendedores autorizados. Portanto, nenhuma outra pessoa ou empresa podem usar os nomes Mustang® e copiar o projeto e design de "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) sem expressa autorização da Fender® e seus representantes legais.

Diferentemente do que muitos acreditam, a marca Fender® e seus modelos de guitarras e baixos conhecidos mundialmente são registrados no Brasil, não são de domínio publico e seus direitos são resguardados pela LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Além disso, por tratarem-se de marcas notoriamente conhecidas, também são protegidos de acordo com o Art. 126 da mesma lei:"A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil".

Somente as Mustang® da Fender® e Squier® seguem os padrões autênticos de medida e design do corpo e do headstock, ou seja, genuínas Mustang®. A Squier® é uma divisão da plataforma de produtos da Fender® que traz consigo tudo o que a aclamada marca agrega: as patentes, os designs mais icônicos e copiados do universo dos instrumentos musicais, os autênticos e clássicos instrumentos com todas características originais que eternizaram a Fender®, para todos e quaisquer perfis de músicos, sejam iniciantes, hobbystas ou aqueles que têm na música o seu instrumento de trabalho.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, baixos, violões, amplificadores, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

Esperamos você em nosso estande na RUA C4/C5 no pavilhão Vermelho!

Expomusic: 16 a 20 de Setembro.
Horários: dias 16, 17 a 18, das 13h as 21h - dia 19, das 11h as 21h, e dia 20, das 11h as 19h,
Local: Expo Center Norte: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, CEP 02055-000 - São Paulo - SP.

(Confira o Mapa abaixo!)

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias