Fender® Jaguar®: um ícone de sonoridade única e visual inovador.

24/07/2015

A Fender® Jaguar® foi desenvolvida pela Fender® no início dos anos 60 e teve o seu lançamento em 1962. Originalmente, o projeto objetivava construir o modelo "top de linha" das guitarras Fender® da época.

Com um novo contorno de corpo, escala mais curta (24”), ponte flutuante e um novo sistema elétrico com dois circuitos independentes (Lead e Rhythm), a Jaguar® já nasceu com uma sonoridade única e foi rapidamente "adotada" pelas bandas de surf music da época.

No período do final dos anos 70 e até o meio dos anos 80, guitarras modelo Jaguar® eram encontradas por preços baixíssimos, em lojas de usados e lojas de penhores (pawn shop). Esse foi o principal motivo que fez com que bandas das cenas alternativa e independente da época usassem a Jaguar®. Posteriormente a sonoridade e a imagem das guitarras Jaguar®, passaram a ser marca registrada das bandas destes estilos, como por exemplo Johnny Marr (The Smiths).

No início dos anos 90, com a explosão do grunge, a Jaguar® voltou com força total ao cenário musical, principalmente com Kurt Cobain da banda Nirvana, além de outros guitarristas como: Scott HillJohn SquireKevin ShieldsBlack FrancisJ MascisThurston MooreJohn Frusciante.

Além das múltiplas opções de sonoridade que o sistema elétrico da Jaguar® oferece, outra razão que desperta a atenção dos guitarristas, criando timbres únicos e aumentando as possibilidades sonoras é a inovadora ponte flutuante, que cria uma sonoridade com muita ressonância. Alguns guitarristas como Thurston Moore (Sonic Youth), tocam as cordas exatamente nesse espaço entre a bridge (ponte) e a parte onde as cordas são fixadas (tailpiece). Isso cria uma sonoridade parecida com um carrilhão.

No ano de 2011, em comemoração aos 20 anos do lançamento do álbum “Nevermind”, a Fender® lançou a guitarra Jaguar® modelo assinatura de Kurt Cobain, em duas versões, destro e canhoto, ambos os modelos estão disponíveis no Brasil e vão acompanhadas de um livro com muitas fotos e relatos dos últimos anos da carreira de Kurt Cobain.

Legislação:
É importante ressaltar que o nome Jaguar® e seu projeto e design do "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) são marcas de propriedade intelectual da Fender®, com suas respectivas patentes registradas no Brasil no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para domínio e uso exclusivo em território brasileiro pela Fender®, Pride Music® e revendedores autorizados. Portanto, nenhuma outra pessoa ou empresa podem usar os nomes Jaguar® e copiar o projeto e design de "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) sem expressa autorização da Fender® e seus representantes legais.

Diferentemente do que muitos acreditam, a marca Fender® e seus modelos de guitarras e baixos conhecidos mundialmente são registrados no Brasil, não são de domínio publico e seus direitos são resguardados pela LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Além disso, por tratarem-se de marcas notoriamente conhecidas, também são protegidos de acordo com o Art. 126 da mesma lei:"A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil".

Somente as Jaguar® da Fender® e Squier® seguem os padrões autênticos de medida e design do corpo e do headstock, ou seja, genuínas Jaguar®. A Squier® é uma divisão da plataforma de produtos da Fender® que traz consigo tudo o que a aclamada marca agrega: as patentes, os designs mais icônicos e copiados do universo dos instrumentos musicais, os autênticos e clássicos instrumentos com todas características originais que eternizaram a Fender®, para todos e quaisquer perfis de músicos, sejam iniciantes, hobbystas ou aqueles que têm na música o seu instrumento de trabalho.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, baixos, violões, amplificadores, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias