A Fender® Jazzmaster® e sua história um tanto peculiar.

10/07/2015

Seguimos na sequência de publicações abordando as geniais criações de Leo Fender, e o modelo da vez é a Jazzmaster® e sua curiosa história:

Algo inesperado aconteceu no final dos anos 50 quando a Fender® lançou um novo modelo de guitarra destinado aos músicos de Jazz. Surpreendentemente esse modelo foi reprovado, e não se sabe os motivos, pela turma do Jazz, mas foi adotada pelos guitarristas de Surf Music da época, que viram na Fender® Jazzmaster® Deluxe de 1958, com mais opções de recursos, controles de variações e seu duplo circuito, o instrumento perfeito. Já nos anos 70 e 80, a Jazzmaster® se viu presente nas mãos dos músicos das bandas punk, pós-punk e new wave, que por sua vez influenciaram toda a cena Alternativa, Indie e Grunge dos anos 90 em diante. Até os dias atuais, a Jazzmaster® se mantém elegantemente como o ícone favorito entre os guitarristas que preferem trilhar os caminhos menos percorridos da estrada da música.

Principais Características:

  • Seu peculiar corpo sólido e em formato acinturado não apenas sugere um visual elegantemente curvilíneo, como também proporciona um equilíbrio excepcional com natural conforto.
  • A amplitude balanceada de seus captadores single-coil transmitem uma sonoridade muito mais quente e melodiosa, com um elaborado controle de configuração de duplo circuito para um maior alcance de de tonalidades e variações.
  • Inovador design em sua ponte/tailpice, com tremolo "flutuante" que sustentam notas de maneira excepcional e com entonação muito mais consistente.

Alguns dos principais nomes relacionados a Jazzmaster®:

  • Nels Cline - Wilco;
  • Elvis Costello - Solo;
  • Steven Drozd - Flaming Lips;
  • Adam Franklin - Swervedriver;
  • Nils Lofgren - Bruce Springsteen, Ringo Starr;
  • Stephen Malkmus - Pavement;
  • J Mascis - Dinosaur Jr.;
  • Thurston Moore - Sonic Youth;
  • Ric Ocasek - The Cars;
  • Lee Ranaldo - Sonic Youth;
  • Kevin Shields - My Bloody Valentine;
  • Robert Smith - The Cure;
  • Tom Verlaine - Television;
  • Don Wilson - The Ventures;
  • Thom Yorke - Radiohead.

Legislação:
É importante ressaltar que o nome Jazzmaster® e seu projeto e design do "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) são marcas de propriedade intelectual da Fender®, com suas respectivas patentes registradas no Brasil no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para domínio e uso exclusivo em território brasileiro pela Fender®, Pride Music® e revendedores autorizados. Portanto, nenhuma outra pessoa ou empresa podem usar os nomes Jazzmaster® e copiar o projeto e design de "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) sem expressa autorização da Fender® e seus representantes legais.

Diferentemente do que muitos acreditam, a marca Fender® e seus modelos de guitarras e baixos conhecidos mundialmente são registrados no Brasil, não são de domínio publico e seus direitos são resguardados pela LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Além disso, por tratarem-se de marcas notoriamente conhecidas, também são protegidos de acordo com o Art. 126 da mesma lei:"A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil".

Somente as Jazzmaster® da Fender® e Squier® seguem os padrões autênticos de medida e design do corpo e do headstock, ou seja, genuínas Jazzmaster®. A Squier® é uma divisão da plataforma de produtos da Fender® que traz consigo tudo o que a aclamada marca agrega: as patentes, os designs mais icônicos e copiados do universo dos instrumentos musicais, os autênticos e clássicos instrumentos com todas características originais que eternizaram a Fender®, para todos e quaisquer perfis de músicos, sejam iniciantes, hobbystas ou aqueles que têm na música o seu instrumento de trabalho.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, baixos, violões, amplificadores, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias