Fender® Jazz® Bass: o mais versátil dos contrabaixos!

26/06/2015

De acordo com a ordem cronológica das criações de Leo Fender, chegou a vez de falarmos do mais versátil modelo dos contrabaixos elétricos, o Jazz® Bass:

Equipado com dois captadores Single-Coil e braço mais confortável, o Jazz® Bass estabeleceu novas regras no universo do contrabaixo desde quando a Fender® o apresentou. Sonoridade para todos os estilos, conforto e tocabilidade, fizeram do Jazz® Bass a escolha número um para os baixistas ao redor do planeta. É o contrabaixo mais ouvido em gravações e também o desenho mais copiado no mundo por outras marcas.

Lançado, inicialmente, em 1960 como "Deluxe Model", foi renomeado para Jazz® Bass quando a fábrica percebeu que seu braço redesenhado, mais fino e curvado do que o seu antecessor, o Precision® Bass, facilitaria a execução para músicos do jazz. O Jazz® Bass possui dois captadores Single-Coil, dando ao contrabaixo uma sonoridade extremamente versátil, agradando plenamente os músicos de todos os estilos

Inicialmente, o Jazz® Bass original tinha dois botões (volume e tom) para cada captador, passando posteriormente a ter três botões de controle: dois controlando o volume de cada captador e um botão de tom para todo o instrumento. Outra alteração que o Jazz® Bass sofreu foi a mudança na medida entre o captador da ponte e a ponte. A partir dos anos 70, a Fender® passou a posicionar o captador em meia polegada (1,27 cm) mais próximo da ponte, para que o Jazz Bass tivesse uma sonoridade com mais ataque e mais brilho.

Nessas quase seis décadas de história, o Jazz® Bass recebeu muitas atualizações e novas versões, mas a essência do modelo continua a mesma desde o início dos anos 60.

Alguns dos principais artistas que possuem modelos assinados do Fender® Jazz® Bass:

  • Geddy Lee - Rush;
  • Jaco Pastorius - Independent;
  • Reggie Hamilton - Independent;
  • Adam Clayton - U2;
  • James Johnston - Biffy Clyro;
  • Frank Bello - Anthrax;
  • Mark Hoppus - Blink 182;

Legislação:
É importante ressaltar que o nome Jazz® Bass e J-Bass® e seu projeto e design do "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) são marcas de propriedade intelectual da Fender®, com suas respectivas patentes registradas no Brasil no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para domínio e uso exclusivo em território brasileiro pela Fender®, Pride Music® e revendedores autorizados. Portanto, nenhuma outra pessoa ou empresa podem usar os nomes Jazz® Bass e J-Bass® e copiar o projeto e design de "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) sem expressa autorização da Fender® e seus representantes legais.

Diferentemente do que muitos acreditam, a marca Fender® e seus modelos de guitarras e baixos conhecidos mundialmente são registrados no Brasil, não são de domínio publico e seus direitos são resguardados pela LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Além disso, por tratarem-se de marcas notoriamente conhecidas, também são protegidos de acordo com o Art. 126 da mesma lei:"A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil".

Somente os Jazz® Bass da Fender® e Squier® seguem os padrões autênticos de medida e design do corpo e do headstock, ou seja, genuínos Jazz® Bass. A Squier® é uma divisão da plataforma de produtos da Fender® que traz consigo tudo o que a aclamada marca agrega: as patentes, os designs mais icônicos e copiados do universo dos instrumentos musicais, os autênticos e clássicos instrumentos com todas características originais que eternizaram a Fender®, para todos e quaisquer perfis de músicos, sejam iniciantes, hobbystas ou aqueles que têm na música o seu instrumento de trabalho.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, baixos, violões, amplificadores, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias