Fender® Precision® Bass: o pioneiro dos contrabaixos elétricos!

22/05/2015

Seguimos dando sequência a série de conteúdo histórico na qual abordamos os clássicos e icônicos modelos de guitarras e contrabaixos criados pela Fender®! Consagrados como divisores de águas na história da música e referência para tudo o que veio depois, nada causou mais impacto do que os modelos criados por Leo Fender. Indiscutivelmente, tudo o que foi feito após a Fender® arrebatar o mercado, de alguma maneira foi inspirado nos padrões ou simplesmente copiado. E é disso também que iremos tratar aqui, das cópias e falsificações dos instrumentos originais que só a patente da Fender® pode atestar.

E de acordo com a ordem cronológica das criações provenientes da geniliadade de Leo Fender, hoje o assunto é o pioneiro de todos os contrabaixos elétricos, o Precision® Bass:

Não há nada mais genuíno e impactante do que o modelo de contrabaixo que mudou a história da música no mundo. O Precision® Bass ou simplesmente Precision®, ganhou esse nome porque até então, todos os contrabaixos eram tocados na vertical e não tinham trastes. O novo contrabaixo que Leo Fender acabara de criar era tocado na horizontal, tinha trastes e melhores tarraxas, ou seja, um instrumento para ser tocado com muito mais PRECISÃO, daí veio o nome Precision® Bass, mas a evolução desse modelo não para nunca. O primeiro baixo da Fender® também foi o primeiro contrabaixo elétrico do mundo produzido em larga escala. Há mais de meio século, o Precision® Bass pulsa no coração da música de todos os gêneros.

O Precision® Bass é referência mundial e incontestável quando o assunto é timbre, tonalidade grave, desempenho, confiabilidade... Ditando com excelência o padrão de som de contrabaixo seguido ao redor do globo.

O Fender® Precision® Bass causou uma verdadeira revolução na maneira de tocar dos baixistas, pois o instrumento herdava características das guitarras elétricas que estavam chegando ao mercado. Isso ia além do fato de ser elétrico, com o seu corpo construído em madeira sólida e desenhado com duas cavidades (cutaways), para acesso às notas mais agudas da escala. A nova proposta trazia um instrumento bem mais leve, além de proporcionar mais liberdade e versatilidade ao baixista, podendo ser pendurado no ombro por meio de uma correia ou até mesmo a possibilidade de tocar sentado, com o mesmo acomodado no colo do músico.

Com o som estrondoso, o Precision® Bass influenciou profunda e definitivamente os rumos que a história da música tomou, reinando desde então como o instrumento mais visto pelos palcos do mundo a fora, e um ícone conhecido como o primeiro nome do baixo elétrico de todos os tempos!

A escala evolutiva... ou as pequenas Mutações - do Fender® Precision® Bass:

  • O modelo original do Precision® Bass de 1951 foi essencialmente inspirado em outra criação de Leo Fender e recém chegada ao mercado, a Telecaster®. E não por acaso, acabou herdando várias características de sua irmã primogênita, principalmente no design.  A diferença se apresenta na dupla cavidade (cutaway) no desenho do corpo, para acesso as notas mais agudas da escala;
  • Em 1954 os contornos das extremidades do Precision® Bass foram mais suavizados a fim de proporcionar maior conforto, mas ainda respeitando fielmente o seu desenho "estilo Telecaster®";
  • E foi em 1957 que o Precision® Bass teve a maior redefinição em seu design: o headstock (mão) e o escudo foram redesenhados se assemelhando mais a outra criação de Leo Fender, um modelo recém apresentado ao mundo e a irmã mais nova da família até então: a ultra-moderna guitarra Stratocaster®. Tendo as curvas de suas cavidades bem mais arredondadas, substituindo assim as formas mais "quadradas" do desenho original de 1951. O escudo foi redesenhado e fabricado em uma única camada de alúminio anodizado dourado, e fixado com 10 parafusos (1957-59). O captador single-coil original foi substituído por um novo modelo de captador dividido ao meio (split-coil) e constituído por 2 peças com pólos alternados e conectado em modo humbucking;
  • Em 1959 o Precision® Bass teve uma nova modificação em seu escudo, sendo esse agora fabricado em material celulóide de 3 ou 4 camadas e popularmente chamado até os dias de hoje como "Sanduíche", e com mais opções de cores como: preto, branco, verde (mint), branco perolado, branco envelhecido (aged) e marrom "casca de tartaruga" (tortoise).

Legislação:
É importante ressaltar que o nome Precision® Bass, Precision® ou P-Bass® e seu projeto e design do "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) são marcas de propriedade intelectual da Fender®, com suas respectivas patentes registradas no Brasil no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para domínio e uso exclusivo em território brasileiro pela Fender®, Pride Music® e revendedores autorizados. Portanto, nenhuma outra pessoa ou empresa podem usar os nomes Precision® Bass, Precision®, P-Bass® e copiar o projeto e design de "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) sem expressa autorização da Fender® e seus representantes legais.

Diferentemente do que muitos acreditam, a marca Fender® e seus modelos de guitarras e baixos conhecidos mundialmente são registrados no Brasil, não são de domínio publico e seus direitos são resguardados pela LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Além disso, por tratarem-se de marcas notoriamente conhecidas, também são protegidos de acordo com o Art. 126 da mesma lei:"A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil".

Alguns dos principais artistas que possuem modelos assinados do Fender® Precision® Bass:

  • James Jamerson - The Funk Brothers;
  • Donald "Duck" Dunn - Blues Brothers;
  • Pino Palladino - Eric Clapton, Pink Floyd, The Who, John Mayer, entre outros;
  • Steve Harris - Iron Maiden;
  • Dee Dee Ramone - Ramones;
  • Mike Dirnt - Green Day;
  • Tony Franklin - Jimmy Page, Quiet Riot, Whitesnake, entre outros;
  • Duff McKagan - Guns 'n' Roses, Neurotic Outsiders, Velvet Revolver, entre outros;
  • Matt Freeman - Operation Ivy, Rancid;
  • Chris Aiken - Strung Out;
  • Nate Mendel - Foo Fighters;
  • Mark Hoppus - Blink 182;
  • Pete Wentz - Fall Out Boy;
  • Sting - The Police, Solo;
  • John Lodge - The Moody Blues, Trapeze;
  • Roger Waters - Pink Floyd;

Somente os Precision® Bass da Fender® e Squier® seguem os padrões autênticos de medida e design do corpo e do headstock, ou seja, genuínos Precision®. A Squier® é uma divisão da plataforma de produtos da Fender® que traz consigo tudo o que a aclamada marca agrega: as patentes, os designs mais icônicos e copiados do universo dos instrumentos musicais, os autênticos e clássicos instrumentos com todas características originais que eternizaram a Fender®, para todos e quaisquer perfis de músicos, sejam iniciantes, hobbystas ou aqueles que têm na música o seu instrumento de trabalho.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, baixos, violões, amplificadores, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias