Fender® Telecaster®: a mais tradicional de todas as guitarras!

08/05/2015

Iniciamos hoje uma série de conteúdo histórico: abordaremos os clássicos e icônicos modelos de guitarras e contrabaixos criados pela Fender®. Consagrados como divisores de águas na história da música e referência para tudo o que veio depois, nada causou mais impacto do que os modelos criados por Leo Fender. Indiscutivelmente, tudo o que foi feito após a Fender® arrebatar o mercado, de alguma maneira foi insipirado nos padrões ou simplesmente copiado. E é disso também que iremos tratar aqui, das cópias e falsificações dos instrumentos originais que só a patente da Fender® pode atestar.

Começando, em ordem cronológica, com a clássica e charmosa Telecaster®:

A Telecaster®, também conhecida como Tele®, desenvolvida por Leo Fender em Fullerton, Califórnia, em 1949, foi o projeto que, finalmente, colocou a guitarra de corpo sólido no mapa (desde 1932, muitos artesãos e empresas começaram a trabalhar no experimento de tentar desenvolver guitarras elétricas com corpo sólido, mas nenhuma teve um impacto significativo no mercado), com seu design simples mas eficaz e seu som revolucionário, inovando e criando tendências na fabricação de guitarra e na música de uma maneira geral.

Inicialmente distribuída como Broadcaster® em 1949, foi a primeira guitarra de corpo sólido a ser produzida em uma escala significativa. Sua produção comercial pode ser traçada já em março de 1950, quando os modelos Esquire®, com um e também com dois captadores, foram vendidos pela primeira vez. Na sua forma clássica, a guitarra possui uma construção extremamente simples, com o braço e escala produzidos em uma única peça de maple, parafusada ao seu corpo feito de Alder, com a superfície plana na parte da frente e na parte de trás. Originalmente, o esquema elétrico da Telecaster® inclui dois captadores single-coils selecionados através de uma chave de 3 posições (braço/braço+ponte/ponte) e dois knobs (botões), sendo um de Tonalidade e outro de Volume. O escudo inicialmente foi fabricado com celulóide (mais tarde de plástico ou acrílico), parafusado diretamente sobre o corpo com cinco parafusos (hoje mais comumente com oito). Seu conjunto de hardware tinha como característica a ponte com três carrinhos (saddles), um para cada duas cordas, com regulagem de altura e posição.

A Fender® Telecaster® rapidamente entrou em linha de produção, e outras empresas começaram a trabalhar em modelos de guitarras com corpo sólido, buscando inspiração através das características de seu projeto original ou simplesmente fabricando "réplicas" baseadas no autêntico design que mitificou uma brilhante ideia, embalando gerações até os dias atuais.

Simples e versátil! Assim a Fender® Telecaster® é aclamada. Seu timbre é eternizado nas principais obras fonográficas, e sua emblemática imagem associada aos ícones dos mais variados estilos e vertentes musicais: desde o Blues com: Albert King, Muddy Waters, Albert Collins; passando pelo Rock com: Keith Richards e os Rolling Stones, George Harrison e os Beatles, Jimmy Page em sua fase embrionária do Led Zeppelin, Syd Barrett membro fundador do Pink Floyd e também David Gilmour, Bruce Springsteen, Bob Dylan, G. E. Smith (Bob Dylan); obviamente não poderíamos deixar de citar a sua unânime influência e relação com o Country, cujo o espectro do instrumento e o gênero musical se fundiram de uma maneira que a figura da Telecaster® se tornou o símbolo do Country, entre as principais e inúmeras alcunhas estão: James Burton, Brent Mason, Albert Lee, Bob Wootton (Johnny Cash), Danny Gatton, Brad Paisley, Jerry Donahue, Will Ray e John Jorgenson (The Hellecasters); e até mesmo do Jazz com: Mike Stern... A Fender® Telecaster® é presença garantida em qualquer apresentação onde haja música - desde as pequenas gigs em pubs, praças e becos nas mais distantes periferias - como figurando nos mais colossais eventos e sendo empunhada pelos mais renomados artistas. A lista é extensa, mas só para citar alguns dos nomes das música contemporânea: Joe Strummer e o The Clash, U2, Pearl Jam, John Frusciante, Red Hot Chili Peppers, Chris Cornell do Soundgarden, Audioslave, Chris Shiflett do Foo Fighters, John 5, Jim Root, Avril Lavigne, Jim Adkins (Jimmy Eat World), entre outros.

Legislação:
É importante ressaltar que o nome Telecaster®, Tele® e seu projeto e design do "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) são marcas de propriedade intelectual da Fender®, com suas respectivas patentes registradas no Brasil no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para domínio e uso exclusivo em território brasileiro pela Fender®, Pride Music® e revendedores autorizados. Portanto, nenhuma outra pessoa ou empresa podem usar os nomes Telecaster®, Tele® e copiar o projeto e design de "Body" (corpo) e "Headstock" (mão) sem expressa autorização da Fender® e seus representantes legais.

Diferentemente do que muitos acreditam, a marca Fender® e seus modelos de guitarras e baixos conhecidos mundialmente são registrados no Brasil, não são de domínio publico e seus direitos são resguardados pela LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Além disso, por tratarem-se de marcas notoriamente conhecidas, também são protegidos de acordo com o Art. 126 da mesma lei:"A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil".

Curiosidades sobre a Fender® Telecaster®:

  • Nos idos de 1950 a Fender® lançou um modelo de Telecaster® chamado Esquire®, com um único captador na ponte;
  • Somente as Telecaster® Fender® e Squier® seguem os padrões autênticos de medida e design do corpo e do headstock, ou seja, genuínas Tele®;
  • A Squier® é uma divisão da plataforma de produtos da Fender® que traz consigo tudo o que a aclamada marca agrega: as patentes, os designs mais icônicos e copiados do universo dos instrumentos musicais, os autênticos e clássicos instrumentos com todas características originais que eternizaram a Fender®, para todos e quaisquer perfis de músicos, sejam iniciantes, hobbystas ou aqueles que têm na música o seu instrumento de trabalho;
  • Existe um acessório colocado na Telecaster® usado em música country chamado B Bender, onde a guitarra é escavada por trás para adaptação de um sistema que liga a trava da alça à corda B (si) e conforme a guitarra é empurrada para baixo a corda B muda de afinação, criando a sonoridade similar ao Steel Guitar;
  • O guitarrista Jim Root recebeu o prêmio em 2008 na categoria "Hottest Guitar" da revista britânica "Total Guitar Readers Awards" com uma Fender® Telecaster®;
  • Geralmente as Teles® são construídas com o "string through body", que é uma característica que possibilita passar o encordoamento por dentro do corpo, obtendo-se mais sustentação e graves na ressonância do instrumento. Inversamente a essa opção, a outra maneira na qual as teles são fabricadas é na maneira tradicional, na qual o encordoamenteo é apenas fixo pela ponte;
  • Existem modelos de Telecaster® fabricados originalmente pela Fender®, nomeados de Nashville, onde é acrescentado um captador na posição do meio para dar uma maior gama de timbres. Esse tipo de modificação era uma prática comumente feita pelos músicos de Nashville, e devido a tantos pedidos vindos de lá, a Fender® assim batizou a respectiva configuração.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras, baixos, violões, amplificadores, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias